Blog Colégio Apoio

Articulando 2022

Escrito por Colégio Apoio | 11 nov 2022

O Articulando, momento e espaço de interação com e entre as Artes, possibilita que as produções expressivas/artísticas dos(as) estudantes nas diferentes linguagens sejam o objeto de diálogo com o público leitor. É por meio do diálogo visual, sonoro, gestual, verbal, midiático, que a interação acontece. Portanto, retomar a vivência do Articulando com mais amplitude nas possibilidades de exposição, apresentações, relatos, exibições, vivências, após a edição sintética do ano passado, nos alegra e nos aproxima do sentido originário desse evento tão importante para o Colégio Apoio.  

               

O encontro com a Arte é uma prática do cotidiano escolar que se dá nas diferentes linguagens expressivas (Artes Visuais, Teatro, Música, Literatura, Tecnologia), compondo o universo vivencial das crianças e adolescentes, colocando-as(os) no lugar de protagonistas, ao lhes possibilitar ler, conhecer e criar em Arte. A leitura e o conhecimento são alimentadores do processo de criação, portanto, da produção autoral.

Neste ano de 2022, além dos trabalhos que são resultados dos processos de construção de conhecimento curricular, dialogamos com temas que foram emergentes e que atravessaram as práticas expressivas. Daí, elegemos “A Infância”, destacando a ludicidade, os brinquedos e brincadeiras resgatados das tradições culturais, para nortear as produções das crianças do Ciclo 2. 

              

Com um olhar mais ampliado para a infância em diferentes realidades e contextos culturais e sociais, tivemos “As Infâncias” como tema mobilizador das produções do Ciclo 3. O olhar para as Infâncias nas diferentes perspectivas, representando brinquedos, conhecendo histórias da infância de alguns/algumas Mestres e Mestras da Cultura Pernambucana, como também as abordagens de artistas que representaram a infância sob diferentes pontos de vistas permeiam as referências que compõem as criações artísticas desses(as) estudantes.  

Para os (as) adolescentes, a proposição temática esteve focada na pesquisa e diálogo entre as questões de raça e temas relevantes da contemporaneidade brasileira, envolvendo as diferentes llinguagens artísticas e seus conteúdos curriculares. 

             

Esperamos que os resultados dos processos vivenciados e construídos pelas crianças e adolescentes, desenhando, pintando, colando, modelando, construindo, gesticulando, musicalizando, poetizando, movendo-se… possam ecoar no ato de fruir as suas produções artísticas, movendo sentimentos, ideias, percepções, memórias, valores, princípios, contidos nas subjetividades que compõem a relação autor(a) com o público e vice-versa. Portanto, sejam bem-vindos(as), com o coração e mente carinhosamente abertos para viver esse momento rico de trocas e significados.

Jaísa Farias - Assessora em Ensino de Arte