Compreendida como prática pedagógica mais integrativa e alternativa ao ensino tradicional baseado na transmissão e recepção de informações entre professor(a) e aluno(a), a proposta construtivista apresenta metodologias ativas que respondem, cada uma ao seu modo, às diferentes demandas que surgem no ambiente educacional.

Aqui, o Colégio Apoio aprofunda o assunto. Destaca a Sala de Aula Invertida como uma de suas metodologias criativas. Entenda o funcionamento, o aproveitamento dentro e fora da sala de aula e o diferencial apresentado por ela no processo de ensino e aprendizagem. 

 

O que é Sala de Aula Invertida?

A Sala de Aula Invertida (flipped classroom) é uma nova maneira de impulsionar o ensino e a aprendizagem. Nela, os(as) estudantes acessam grande parte dos conteúdos instrucionais. Os ambientes virtuais proporcionam o contato com diferentes objetos digitais, vídeos, filmes, textos extensos, simulações e um universo incontável de possibilidades. O acesso prévio aos materiais se transforma em base para o desenvolvimento das propostas na sala de aula, enriquecida em sua dinâmica com mais perguntas, discussões e atividades práticas.

 

Quais são as principais teorias que embasam a Sala de Aula Invertida?

A cada dia, surgem formas mais eficientes de trabalhar o processo de ensino no campo educacional, de proporcionar ambientes saudáveis e propícios à expansão do conhecimento. Soma de um conjunto de trabalhos estruturados para a obtenção de uma maior compreensão dos conteúdos. Para que o(a) educando(a) percorra a trilha da aprendizagem de forma engajada e motivada. Nesse sentido, o conceito de Sala de Aula Invertida reflete bem as qualidades de um processo mobilizador. Considera o ponto físico da sala de aula como o lugar que, ao ser fortalecido pelos estudos gerados fora da escola, em casa e nos ambientes virtuais, facilitam e enriquecem  as experiências no desenvolvimento de projetos juntos, atividades práticas, resolução problemas e provocações de discussões.

Assim, oportunidades são criadas para a construção de conhecimentos, com o(a) aluno(a) no papel de protagonista na construção do seu próprio aprendizado, em conformidade com a proposta construtivista do Colégio Apoio. Ao mesmo tempo, incorporado(a) ao senso da participação, colaboração e coletividade criativa.

 

Como isso funciona na prática?

Somos conscientes de que o ensino on-line está em constante ampliação de formatos, conectados ao modo com que as pessoas se relacionam entre si durante o processo de aprendizagem. Pela disseminação das Novas Tecnologias na Educação, a ideia da Sala de Aula Invertida ganha força, uma vez que os instrumentos e mecanismos tecnológicos estão cada vez mais presentes no cotidiano dos nossos lares.

O objetivo é que o(a) aluno(a) absorva o conteúdo por meio virtual e, ao chegar à sala presencial, já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Desse modo, com as ferramentas adequadas para a expressão e a comunicação que somam na implementação de novas abordagens pedagógicas, a sala de aula presencial vira um amplo campo de interação professor(a)-aluno(a) para fortalecer conteúdos, sanar dúvidas e construir atividades em grupo, por exemplo.

  

E quais são os principais benefícios?

Durante muito tempo, a maioria das instituições educacionais de nosso país se apropriaram de um sistema tradicional e conservador de ensino. Dentro de uma dinâmica renovadora, tudo que podia ser visto de modo linear, agora passa a ser compreendido de maneira circular, virtual, interativa e dinâmica.

Dentre os benefícios da Sala de Aula Invertida, temos a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC nas atividades curriculares. Processo que contribui com nosso modelo de educação humanizada. Fortalece a personalização do ensino, uma vez que os ritmos e os tipos de aprendizagem de cada estudante são mais respeitados.

O desenvolvimento da autonomia dos(as) alunos(as) também proporciona ganhos no aproveitamento do tempo pedagógico, uma vez que, no ambiente escolar, podem ser priorizadas, por exemplo, mais atividades práticas, discussões em grupo e resoluções de problemas. Nessa forma de funcionamento, não há lugar para propostas meramente expositivas, nas quais o(a) professor(a) fala e os(as) aprendizes apenas escutam.

A otimização na Sala de Aula Invertida é inevitável, uma vez que os(as) estudantes possuem conhecimento prévio da lição por meio do material fornecido com antecedência pelo(a) professor(a). Portanto, a aula pode ser dedicada a aprofundar o tema, desenvolver os assuntos mais importantes e criar oportunidades de aprendizagem enriquecedoras. Esforços que maximizam as interações, compreensões e poder de síntese do conteúdo trabalhado.

 

O porquê do melhor desempenho?

Com a integração de um conjunto de ações e vivências bem articulado, humanizado  e tecnológico ao mesmo tempo, a melhoria do desempenho estudantil acontece de modo espontâneo e salutar. Com o aproveitamento de seus momentos de estudo, o acesso a diversidades de materiais relevantes, o respeito ao ritmo dos tempos de cada um(a) e a interação construtiva e colaborativa, os(as) alunos(as), naturalmente, aprendem com mais qualidade. Por essas razões, a Sala de Aula Invertida passa a contribuir positivamente com o cenário educacional da proposta construtivista. 

Finalmente: como as atividades são desenvolvidas?

No Colégio Apoio, a Sala de Aula Invertida é uma abordagem cuidadosamente utilizada desde o início do Ensino Fundamental 1. De modo respeitoso, acontece já  no 1º ano, quando o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é gradativamente incorporado à dinâmica escolar. No percurso, múltiplas atividades são desenvolvidas: apresentações digitais, vídeos construídos por professores(as) e estudantes, textos e materiais audiovisuais selecionados, passeios virtuais, uso de simuladores, elaboração de questionamentos sobre filmes, jogos digitais, leituras de imagens e tantos outros meios interativos.

Em constante alargamento de possibilidades, incorporamos novos objetos digitais de aprendizagem ao planejamento das aulas. Na dinâmica, o  AVA é extensão essencial para o processo de ensino e aprendizagem. A Sala de Aula Invertida, uma potente força para que nosso local de ensino seja, um ambiente ainda mais fecundo às interações, aos debates, às colaborações, às boas práticas, às construções criativas e ao mais profundo conhecimento. Não é isso que muda o mundo? 

Descubra mais sobre as novas tecnologias aplicadas em sala de aula de modo humanizado. Acesse nosso blog.