Blog Colégio Apoio

O verbo cuidar é transitivo direto, indireto e intransitivo.

Escrito por Colégio Apoio | 21 ago 2020

Cuidar, cuidar, cuidar. Em sua forma transitiva direta: meditar com ponderação, cogitar, pensar. No transitivo indireto: reparar, atentar para, prestar atenção em. Na intransitividade: a plenitude de suas possibilidades. O Apoio sempre conjugou todas elas. Na atual circunstância, não seria diferente. Coletivamente, construímos nosso Plano de Interação e Aprendizagem para o Retorno às aulas presenciais. Seu formato é híbrido e com foco na diversidade. Contemplamos as habilidades e competências essenciais dos currículos de cada classe. Sem pressa. No tempo da proteção à vida.

Sobre o rodízio de alunos no espaço escolar, a cada semana, receberemos o número de estudantes por sala que permita manter o distanciamento de 1m50.
A manutenção do ensino remoto permanecerá para os estudantes que não forem autorizados pelas famílias a participarem das aulas presenciais. Na volta às práticas educacionais no colégio, priorizaremos os cuidados físicos e emocionais, a escuta de sentimentos e a orientação sistemática aos novos procedimentos de autocuidados a serem aprendidos e incorporados.

O ensino on-line continuará em complemento. O currículo de 2020 será reorganizado, de maneira a permitir que algumas competências e habilidades sejam deslocadas para 2021. Faremos toda a reposição necessária de conteúdos. Podem confiar.

Os familiares que decidirem por não levar o estudante logo no reinício das aulas presenciais, ao resolverem que ele retorne ao Colégio depois, devem avisar ao SOP com a antecedência de, no mínimo, uma semana, para organizarmos sua reinserção no grupo-classe.

Como sabemos, ainda não temos data definida para nosso retorno físico. Nem temos intenção de antecipar nada, a não ser os nossos protocolos de prevenção. Por essa razão, já estamos prontinhos para que a volta aconteça quando for possível. Responsável, alternada, gradativa, progressiva e, claro, cuidadosamente.